Casel, a certificação que mostra o poder transformador do OLEM

25 mar, 2019 | Publicado por Líder em Mim

Entender as particularidades de cada escola, implementar ferramentas e metodologias e ensinar os professores a transmitir todo o conhecimento envolvido nas competências e habilidades socioemocionais é algo bastante complexo. Todo o processo deve ser bem planejado e acompanhado de perto, para que esse tipo de aprendizagem exerça realmente seu pleno papel transformador. Trata-se de uma missão valiosa, assumida pelo Líder em Mim (OLEM) desde sua criação e que, em 2018, ganhou o importantíssimo reconhecimento do Casel, organização internacional e referência mundial na aprendizagem socioemocional em educação.

Casel, a certificação que mostra o poder transformador do OLEM
Casel, a certificação que mostra o poder transformador do OLEM

A importância do endosso do Casel

Mas, qual a importância de ser endossado pelo Casel? A gente vai te explicar: a organização foi criada em 1994 e seu nome vem do inglês Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. Sediada em Chicago, nos Estados Unidos, tornou-se uma das principais autoridades no avanço da aprendizagem socioemocional em educação.

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL)
Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL)

Através de cinco competências – autogerenciamento e autoconsciência das emoções, pensamentos e comportamentos, consciência social, com a demonstração de empatia, habilidades de construção e manutenção de relacionamentos, e a capacidade de refletir e tomar decisões responsáveis – a entidade caracteriza ser possível formar cidadãos mais preparados para conviver e lidar com os desafios existentes na sociedade moderna.

Estar certificado pelo Casel significa atender aos requisitos necessários para a transmissão dessas competências, garantindo a excelência na educação socioemocional. Trata-se de um endosso cobiçado por muitos programas, mas alcançado por poucos, dado o alto grau de exigência para obtê-lo.

De fato, há um longo processo de avaliação para consegui-lo. A organização internacional analisa a sequência do programa pensada série a série; o material utilizado e a média de lições; a abordagem que é dada em sala de aula; e as oportunidades criadas para a prática e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Ainda são avaliados o contexto amplo dentro da sala, na escola e também com as famílias e a comunidade, sem deixar de citar as ferramentas de implantação, acompanhamento e mensuração do comportamento dos estudantes.

“A conquista dessa certificação representa o reconhecimento de que o nosso programa tem oferecido material, metodologia, ferramentas e práticas eficazes para transformar crianças e jovens em cidadãos social e emocionalmente equilibrados, prontos para ajudar a construir uma sociedade melhor”, afirma Morgana Batistella, gerente do OLEM.

Morgana Batistella, gerente do OLEM

Confiança e segurança para as escolas

Mais do que isso, Batistella destaca que o endosso do Casel coloca o Líder em Mim como a organização com o conteúdo de competência socioemocional mais completo do país e um dos mais completos do mundo. “Isso certamente amplia a confiança e dá ainda mais segurança para as escolas que buscam estruturar-se para esse trabalho educacional”, ressalta a gerente do OLEM.

Além do valioso endosso do Casel, outra chancela importante que evidencia o poder transformador do OLEM vem da Universidade de Michigan (EUA). Pesquisadores da universidade realizaram dois estudos com 154 escolas da Flórida participantes do programa de aprendizagem socioemocional. As pesquisas, realizadas entre os anos de 2009 e 2015 comprovaram a eficácia do currículo OLEM para alunos do ensino Fundamental.

Esse é outro diferencial do programa, que somado ao endosso Casel, dá segurança à escolha das escolas pelo programa do OLEM.

Quer saber detalhes da avaliação do Líder em Mim no Casel? Acesse http://www.olideremmim.com.br/casel/.

1 Comentário

  1. Ana Maria Oliveira dos Santos disse:

    A abordagem feita aqui favorece muito o entendimento de mantenedores na hora de decidir o que adotar para sua escola e o porquê desta escolha. Acredito que este seja um excelente repertório a se somar na fala dos consultores comerciais no momento da apresentação do OLEM aos mantenedores. Promoverá maior clareza do que estarão adquirindo para suas instituições de ensino.

Deixe o seu comentário!