Home CASEL

CASEL

O Líder em Mim recebeu o endosso do CASEL, atendendo aos mais altos padrões de qualidade, baseados em evidências para programas da SEL (Aprendizagem Socioemocional).

A análise do Líder em Mim foi a que atingiu os critérios de avaliação de forma mais completa entre os programas já endossados pelo CASEL, o que faz com o que o Líder em Mim seja considerado um dos melhores programas de formação socioemocional do mundo!

 

Mas, o que é o CASEL?

O CASEL é uma organização internacional, sediada em Chicago nos EUA, que significa Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. É uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional (SEL) em educação, fundada em 1994.

 


Collaborative
Academic
Social
Emotional
Learning

 

E o que o CASEL considera como Aprendizagem Socioemocional (SEL)?

A aprendizagem socioemocional (SEL) é o processo através do qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis.

O Framework para Aprendizado Socioemocional Sistêmico utilizado pelo CASEL identifica cinco competências essenciais que educam os corações, inspiram as mentes e ajudam as pessoas a navegar no mundo de forma mais eficaz:

Autogerenciamento (Self-management): A capacidade de regular com sucesso as emoções, os pensamentos e os comportamentos de uma pessoa em diferentes situações.

Autoconsciência (Self-awareness): A capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções e pensamentos e como estes influenciam o comportamento.

Consciência social (Social awareness): A capacidade de ter a perspectiva e empatia com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.

Habilidades de relacionamento (Relationship skills): A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.

Tomada de decisão responsável (Responsible decision-making): A capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais.

 

O que significa receber um endosso do CASEL?

O endosso pelo CASEL é muito cobiçado pelos programas de formação socioemocional no mundo, porque receber esse endosso significa fazer parte de um grupo seleto que promove a formação socioemocional e que passou por um rigoroso processo de acompanhamento que valida a qualidade e que tem evidências concretas da sua eficácia.

 

Quais são os critérios para receber um endosso do CASEL?

Para receber um endosso do CASEL, são avaliados uma série de critérios de forma detalhada:

a. Sequência série a série
b. Média de lições / material utilizado
c. Abordagem em sala de aula para o ensino das habilidades socioemocionais
d. Oportunidades de praticar e desenvolver as habilidades socioemocionais
e. Contexto amplo dentro da sala, dentro da escola e com as famílias e a comunidade
f. Ferramentas de implantação e acompanhamento
g. Ferramentas de mensuração do comportamento do estudante

 

Como foram as avaliações do Líder em Mim?

As avaliações do Líder em Mim foram feitas por meio da análise do material, dos treinamentos oferecidos, do trabalho de acompanhamento (assessoria) e por meio de pesquisa científica – evidências de dois estudos de pesquisas da Universidade de Michigan, que apoiam a eficácia do currículo do programa para alunos do ensino fundamental. Este estudo específico incluiu estudantes de 154 escolas participantes na Flórida.

O Líder em Mim atingiu todos os critérios de avaliação de forma ampla (ver quadro abaixo):

 

 

Comparando com todos os programas que já conseguiram receber um endosso do CASEL
podemos afirmar que somos o mais completo de todos.

 

Para mais informações: https://casel.org/guideprogramsleader-in-me/