Home Como Funciona?

Como Funciona?

O programa trabalha com a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas, cujos resultados se relacionam diretamente com os 5 domínios das competências socioemocionais: Consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

O Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial, em vez de enquadrar os alunos da escola utilizando uma comparação padronizada na qual poucas crianças são consideradas brilhantes, outras poucas estão no extremo oposto, e a maioria é mediana.

Os 7 Hábitos criam uma linguagem comum. Quando os envolvidos – professores, demais funcionários, alunos e pais – começam a usar uma mesma linguagem, ocorre uma melhoria na comunicação. Por exemplo, faz uma enorme diferença quando todos entendem o que significa “fazer primeiro o mais importante”, ou “procurar primeiro compreender”, ou “ser proativo.” Escolas que adotam o modelo de liderança “O Líder em Mim” frequentemente descobrem que os alunos passam a usar essa linguagem não só em sala de aula, mas também entre eles e com seus pais: “Preciso fazer primeiro o mais importante: minha lição de casa, antes de brincar”; “Devo pensar ganha-ganha”; ou “Pai, você está sendo reativo.?

Implementação

O programa começa com um treinamento para professores e demais integrantes da equipe escolar em 24 horas distribuídos em 3 dias consecutivos de 8 horas. O treinamento proporciona a imersão dos participantes em cada um dos 7 Hábitos e ensina como implementar o programa na escola.

Diretores, coordenadores, professores e demais funcionários não podem esperar mudanças significativas nos alunos até que eles próprios se transformem, assimilando os preceitos do Programa e, efetivamente, melhorem o clima socioemocional da escola. Só depois é possível contagiar os alunos, para que despertem o desejo de serem líderes e busquem excelência em tudo o que fazem. Como disse o grande educador Roland S. Barth, “A natureza dos relacionamentos entre os adultos que habitam a escola está mais relacionado à qualidade e o caráter da escola, e com as realizações de seus alunos, do que qualquer outro fator”.

Após a implementação do Programa, a escola elege de 6 a 9 pessoas que comporão a Equipe Farol – grupo de educadores e gestores, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do O Líder em Mim na escola. Essa equipe recebe treinamento de mais 1 dia de 6 horas aplicado pelo Assessor O Líder em Mim em um dia separado do treinamento de Implementação.

Materiais

O material didático oferece o suporte necessário para concretizar e aprofundar os assuntos e temas desenvolvidos na prática dos hábitos e dos princípios que embasam O Líder em Mim com linguagem e formatos adequados a cada faixa etária.

As atividades propostas em cada livro estão alinhadas com Padrões Educacionais reconhecidos internacionalmente e com as chamadas Habilidades do Século XXI. As lições contidas nos guias são flexíveis e podem ser cobertas diariamente, duas vezes por semana, ou mesmo semanalmente, conforme haja tempo disponível em cada sala de aula.

As atividades usam a metodologia do desenho instrucional 4Mat® que é bem conhecida pelo fato de reconhecer e respeitar o fato de que as pessoas percebem e processam informações de maneiras diferentes. Oferecendo atividades que dão a todos os aprendentes uma forma de se conectar, ganha-se uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Educação Infantil

O material trabalha de forma lúdica com os fundamentos e o aprendizado dos 7 Hábitos.
O que diferencia o material de 4 para 5 anos é a linguagem adequada a cada idade e as atividades que consideram a fase de desenvolvimento de cada criança.
Todo o conteúdo é apresentado com uma divertida aventura de descobertas e aprendizados, trazidos pela Turminha das 7 Árvores: Urso Gugu, Coelho Saltador, Gambá Lili, Esquilo Samuca, Esquila Sofia, Porco Espinho Espeto e Aline Roedora.

Ensino Fundamental 1

Cada ano possui um tema específico, sempre abordando o lado emocional das crianças e as responsabilidades deste momento de vida.

Ensino Fundamental 2

As lições ajudam os alunos a refletir sobre suas vidas, a pensar de forma racional sobre temas e desafios próprios desta faixa etária, repleta de conflitos.

 

Outros Recursos

• Assessoria Presencial – Treinamento da Equipe Farol e uma segunda assessoria no decorrer do ano;

• Assessoria virtual com facilitador e por meio de debates online com temas pertinentes (O Líder em Mim Ao Vivo)

• Cursos à distância com certificação;

• Aplicação da Avaliação de Impacto nas escolas;

• Acesso ao portal olideremmim.com.br com troca de experiências e boas práticas de outras escolas;

• Suporte de marketing, com acesso a modelos de comunicação e artes para download no portal;

• Possibilidade de Certificação Internacional de Escola Farol – oportunidade de tornar a sua escola referência mundial no programa.

 

Diferenciais do programa

Programa mundialmente reconhecido e com resultados comprovados
Baseado nos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
Trabalha sobre paradigmas mentais e com a vivência dos 7 hábitos
Inicia o trabalho da mudança comportamental nos professores
Promove a estruturação do currículo socioemocional da escola
Envolve toda a equipe escolar, incluindo os pais
Possibilita Certificação Internacional