O Líder em mim - Grandes coisas acontecem aqui

Somos Educação

como implementar?



1ª. Etapa - Dia da Visão

Para toda a equipe docente das séries contratadas, gestores (Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional), além dos funcionários administrativos da escola que a escola julgar necessários.


No dia da Visão os participantes tomam conhecimento do conceito geral do programa a partir de suas próprias experiências. Proporciona um momento de descobertas e identificações, onde o principal objetivo é envolver toda a equipe da escola e o engajamento no programa.

2ª. Etapa - Os 7 Hábitos

Para toda a equipe docente das séries contratadas, gestores (Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional), além dos funcionários administrativos da escola que a escola julgar necessários.


Nessa etapa, faz-se um estudo aprofundado dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de forma que possam inspirar uma mudança comportamental de dentro para fora nos educadores envolvidos. Essas mudanças causam impacto transformacional em todos os relacionamentos da comunidade escolar, estabelecendo um novo modelo de liderança que reflete na melhoria do desempenho geral do educador de forma que ele acredite em seu potencial, descobrindo sua própria grandeza e tornando-se um multiplicador desse novo paradigma.

3ª. Etapa - Dia do Plano de Implementação

Para toda a equipe docente das séries contratadas e os gestores (Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional).


O foco da implementação são os 7 Hábitos e outros princípios de liderança agora aplicados aos alunos, proporcionando um conteúdo sistematizado que se aplica em todas as áreas da escola, dentro e fora da sala de aula.

4ª. Etapa - CAPACITAÇÃO DA EQUIPE FAROL

Para o Comitê: formado por 6 a 9 participantes, sendo 1/3 gestores e 2/3 professores, a critério da escola.


Após a implementação do Programa para todos os professores envolvidos, constitui-se um Comitê, formado por um grupo de educadores e gestores, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do O Líder em Mim na escola, sendo o guardião da sua qualidade.


Além disso, farão as interfaces que se fizerem necessárias com os pais. Esse Comitê se renova anualmente, assim todos os educadores podem participar e ter essas atribuições.

5ª. Etapa - CERTIFICAÇÃO DOS 7 HÁBITOS

Dois membros da Equipe Farol (Comitê) serão certificados para dar treinamento aos novos professores que entrarem na escola. Eles serão os Facilitadores de novos treinamentos do O Líder em Mim.

DIA DA INCREMENTAÇÃO



No segundo ano do programa, um facilitador especializado volta a se encontrar durante 6 horas com todos os educadores e equipe administrativa da Escola que terão os seguintes objetivos de avanço e aperfeiçoamento:

- Compreender um nível mais elevado de aplicação dos 7 Hábitos e conhecer novas ferramentas de Liderança.
- Ser capaz de criar experiências de Liderança mais profundas para os alunos.
- Equipar a escola com alguns instrumentos e algumas melhores práticas que contribuirão para o empoderamento dos alunos.
- Aprender a criar um Caderno de Liderança para cada aluno da escola. Com essa ferramenta, cada aluno se torna o guardião de suas próprias metas acadêmicas, bem como de suas metas de liderança.
- Aprender a ajudar os alunos no estabelecimento e atingimento de metas, do modo mais efetivo.
- Aprender a estabelecer papéis de Liderança para cada aluno da escola.
- Aprender a usar ferramentas de qualidade e a desenvolver competências tais como Apresentações em Público que ajudarão os alunos a trabalhar seus pontos fortes de liderança.

ATINGIMENTO DE METAS DA ESCOLA



Pré-consultoria + 1 dia com direção da escola e Equipe Farol

A formação da Equipe Farol também avança com conceitos e práticas de uma ordem superior aos do primeiro ano. Juntos, a direção da Escola e os membros da Equipe Farol, auxiliados por um facilitador, realizarão:

- A revisão do propósito da Equipe Farol em um nível mais profundo, com uma avaliação da dinâmica da equipe, dos papéis de seus membros, fazendo os ajustes necessários.
- Elaboração de um plano detalhado de implementação do programa para o segundo ano, em âmbito institucional.
- Aprendizagem sobre as dificuldades no atingimento de metas da Escola, buscando aperfeiçoamento de sistemas e evitando armadilhas já conhecidas.
- Preparação da Equipe para uma execução aprimorada do plano.

MAXIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS



Quando o programa alcança o seu terceiro ano, as escolas geralmente já estabeleceram o seu jeito singular e próprio de implementação, mas é natural que ainda necessitem de consultoria e capacitação customizados. A equipe de O Líder em Mim, da Somos Educação, estará pronta para atender essas demandas individualizadas de cada escola.