Os 7 hábitos e a nova BNCC: competências socioemocionais em destaque

26 mar, 2019 | Publicado por Líder em Mim

Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Eis a missão do programa O Líder em Mim (OLEM), agora compartilhada com as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada por todas as escolas do país até 2020.

Desenvolvido nos Estados Unidos pela Franklin Covey Co., o OLEM foi baseado no consagrado best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, com foco em crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os 7 hábitos e a nova BNCC: competências socioemocionais em destaque
Os 7 hábitos e a nova BNCC: competências socioemocionais em destaque

Quem busca conhecer mais detalhadamente o que dita a nova BNCC em relação ao aprendizado das habilidades socioemocionais, observará pontos em comum com os 7 hábitos que basearam o nosso programa. Quer saber quais? Acompanhe conosco:

1- “Seja proativo” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania. Trabalha virtudes como responsabilidade, escolha, iniciativa e respeito;

2 – “Comece com um objetivo em mente” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania, além de trabalho e projeto de vida. Trabalha valores como visão, comprometimento e propósito;

3 – “Faça primeiro o mais importante” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania, além de trabalho e projeto de vida. Foco, integridade, disciplina e priorização são as virtudes aqui trabalhadas;

4 – “Pense ganha-ganha” – relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Trabalha o benefício mútuo, a justiça e a abundância;

5 – “Procure primeiro compreender, para depois ser compreendido” –
relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Respeito, compreensão mútua, empatia, coragem e consideração são as virtudes aqui trabalhadas;

6 – “Crie sinergia” – relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Trabalha criatividade, cooperação, diversidade e humildade;

8 -“Afine o instrumento” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e autocuidado, responsabilidade e cidadania. Trabalha a renovação, a melhoria contínua e o equilíbrio.

Líder em Mim e a BNCC

Mas, o que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas. É a referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e ensino fundamental.

A BNCC promove a melhoria da educação com equidade, assegurando os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros em qualquer lugar do país. Mais do que transmitir conteúdo, a base propõe que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para a reflexão crítica e o exercício da cidadania.

Trazer para o currículo uma formação mais humana, em que as competências e habilidades socioemocionais perpassem de maneira transdisciplinar as habilidades cognitivas, é um dos objetivos da BNCC, além de promover a formação integral dos estudantes. Itens que têm total relação com os 7 hábitos que marcam esse tipo de aprendizagem.

1 Comentário

  1. Ana Maria Oliveira dos Santos disse:

    Texto bom, claro e elucidativo. Um excelente conteúdo para as escolas repassarem as famílias, pois a linguagem está bastante acessível.

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