FECHAR

Assine nossa newsletter:

Como equilibrar nossas vidas em um cenário não equilibrado?

equilibrar em um cenario não equilibrado

20 abr, 2021 | Publicado por Líder em Mim

“Não existe um calendário certeiro em casa”

 

Nós educadores vivemos em águas turbulentas e inexploradas. Lutamos grandes batalhas ao longo dos anos fora de nosso ciclo de influência e continuamos a produzir e quebrar paradigmas e todas as barreiras. Contudo, a pandemia do COVID-19 mudou toda a nossa vida e transformou nossas rotinas. Perdemos o contato humano e tivemos nossa forma de lecionar drasticamente mudada.

 

Agora, mais do que nunca, precisamos focar no agora e em nós mesmos. 

 

Conversando com alguns educadores percebemos o quanto essa transição de rotina transformou por completo o fluxo de trabalho e a percepção do tempo. Questões simples como o tocar do sino, o bater da porta, a movimentação dos alunos nos corredores, fazem com que o trabalho seja completamente outro. Sem isso, o professor vê-se em um outro universo e as dificuldades são outras.

 

O ser humano sente-se confortável ao viver em uma rotina completamente planejada. Como ratos de laboratórios que vêem uma luz e correm para beber sua água. Nós precisamos dos mesmos estímulos e “luzes” para que as tarefas sejam feitas no modo “automático”. Então, a ruptura do nosso fluxo e da nossa rotina causou um desconforto enorme e nos vimos perdidos com todos os afazeres mesmo após mais de um ano neste novo ciclo. A pergunta é: Como equilibrar nossas vidas em um cenário sem equilíbrio algum? 

 

Uma dica de início é trazer conversas autênticas à mesa com sua família e utilizar exercícios de rotina simples para um bom planejamento. Um exemplo legal é criar alguns “mini rituais matinais”, como por exemplo tomar um café olhando a rua pela janela ou sempre organizar a mesa de trabalho antes de qualquer coisa.

Dicas para equilibrar a rotina:

 

 

Se você está afiado no inglês, temos uma dica de vídeo:  “Be Where You Are” – (Vídeo em inglês sem legendas sobre a percepção do presente)

  1.   Utilize um caderno para anotar suas ideias. Este caderno deve ser o lugar de todas suas anotações importantes, ideias, brainstormings. É uma ótima fonte para aqueles momentos de bloqueio criativo e desorganização mental dos dias corridos.
  2.     Marque horários em sua agenda para você mesmo! Adicione lembretes, tarefas e momentos para pausas. Não deixe o fluxo te engolir!
  3.       Use uma agenda para organizar também suas refeições e da sua família. Já pensou em montar um cardápio semanal?
  4. Limpe a sua caixa de e-mails. Nosso cérebro não consegue lidar com a bagunça de nossos e-mails.  Permita no máximo 25 atividades em sua caixa e lembre-se de fechar diariamente cada uma. 
  5. Organize seu sono! Junto a sua família, tenha horários para dormir, acordar e para fazer as refeições em conjunto. A sua produtividade também depende do descanso.

 

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.