FECHAR

Assine nossa newsletter:

Espírito de colaboração e respeito potencializados

22 set, 2020 | Publicado por Líder em Mim

A interrupção escolar provocada pela pandemia da Covid-19 foi abrupta. Contudo, a retomada, que em alguns locais começa a ser projetada, certamente será muito lenta e cautelosa. Já se passaram seis meses e, diante de tanto tempo, fica uma dúvida: como anda a tão importante relação entre escola e família? A partir de agora, abordaremos como algumas escolas parceiras Líder em Mim mantiveram contato com as famílias. Mais além, daremos algumas dicas para garantir uma relação próxima entre escola e família. Isso, mesmo enquanto as portas das instituições de ensino seguem fechadas.

Sem dúvidas, encontrar um caminho para a manutenção desse relacionamento, tão importante para o processo de ensino e aprendizagem, foi e segue sendo um imenso desafio para gestores escolares. No início, a necessidade urgente de adaptação aos recursos tecnológicos representou o primeiro obstáculo a ser superado. Contudo, agora, a grande etapa a ser vencida é conseguir manter o calor humano. Mais além, a proximidade e a cumplicidade entre escola e família. Isso, passado praticamente um semestre de isolamento e quarentena.

Pois bem. Diante de todo problema ou desafio que surge em nossa vida, temos duas formas de agir: reclamar e deixar que o problema nos domine ou compreender a situação, estudar formas e estratégias para solucioná-la e transformar o momento em oportunidade de crescimento. A segunda alternativa representa exatamente a essência do Líder em Mim. Por isso, a partir de agora, a gente compartilha contigo exemplos de como o nosso programa fez diferença nas escolas e auxiliou não apenas na manutenção do relacionamento saudável, como também ajudou a fortalecer o espírito de colaboração e o respeito de e entre alunos, pais e professores.

Cuidando das emoções

O cuidado com as emoções que o momento envolve, claro, é primordial. Ajudar alunos e pais a gerirem melhor os sentimentos e preocupações vividos durante esse período faz parte da manutenção do bom relacionamento entre escola e família. O contato, nesse sentido, faz toda a diferença.

Assim, as escolas que já utilizavam algum aplicativo de agenda digital tiveram mais facilidade para manter este contato. As que não tinham, começaram a utilizar. Algumas utilizaram o whatsapp comercial, onde criaram grupos em que apenas a escola podia mandar mensagens e abriram canais para que os pais pudessem enviar mensagens aos respectivos departamentos.

Das escolas que contam com o programa Líder em Mim vieram exemplos bem sucedidos da manutenção do diálogo e proximidade com pais e alunos. Na Escola Educandário Arco-Íris de Morro Agudo, esse contato foi realizado através do aplicativo Classapp. Por esse canal, a escola manteve toda a comunicação de cuidado, além de enviar para as famílias as bússolas do Líder, uma espécie de roteiro de atividades. Como o nome sugere, as bússolas ajudam a dar um norte na organização familiar.

Aplicativos auxiliam na proximidade com as famílias

Aplicativos ajudam na proximidade com as famílias

Muito carinho

Outro exemplo de zelo e carinho é do Colégio Anália Franco, que também é parceira Líder em Mim. A escola fez contato telefônico com todas as famílias para saber como estavam e também para alinhar todos os cuidados que os pais poderiam ter com seus filhos. Mais além, passado pouco mais de um mês, alguns professores fizeram o escudo de plástico e foram visitar seus alunos menores, que sentiam falta desse contato. Os alunos adoraram! Certamente, ficará na memória afetiva de todos!

Já no Colégio do Campeche, o carinho veio em forma de kit de emoções. A escola preparou um drive-thru para entregar aos pais esse kit. Assim, através de brincadeiras, famílias e alunos puderam falar de suas emoções e entender melhor como lidar com os cuidados que a pandemia exige, como o isolamento, por exemplo.

Tudo isso ajuda a amenizar o sofrimento imposto pelo momento. Aqui, vale lembrar que o desafio de manter a conexão entre escola e família aumenta à medida que também se amplia esse período de interrupção das aulas presenciais. Esse desafio aumenta, pois, no começo, mesmo com o isolamento, as crianças estavam felizes com a possibilidade de ficar em casa, fazer uso do celular e do computador. Estavam felizes até por não terem que levantar tão cedo. Contudo, agora, estão todos cansados e fragilizados, com saudade do convívio com os amigos, com os familiares. Realmente, estão carentes desse carinho que encontravam na escola.

Contato telefônico, videochamadas e kit de emoções são sugestões de ideias

Contato telefônico, videochamadas e kit de emoções são algumas ideias

Mais respeito e maior colaboração

Além de manter a aproximação da escola e família, estreitar a comunicação, ainda que à distância, e auxiliar na organização da rotina, as bússolas acima mencionadas têm outra importante contribuição. Elas ajudam bastante no aumento do espírito de colaboração e na potencialização do respeito.

Essas são duas virtudes valiosas que podem e devem ser bem trabalhadas neste período. Elas fazem parte do desenvolvimento socioemocional e da construção da formação integral de cada indivíduo. Mais além, nesse momento em que pais exercem duplas ou triplas funções e ainda têm que ficar atentos ao desenvolvimento pedagógico de seus filhos, o estabelecimento de uma rotina bem elaborada funciona muito bem. Deve-se ter hora para se levantar, para estudar, para jogar, bem como para colaborar e para estar com a família reunida.

Pais que fizeram essa estratégia, com apoio do Líder em Mim, certamente observaram quanto as crianças se acalmaram, passaram a ser mais colaborativas e, assim, todos ficaram mais tranquilos. Mais do que isso, nesse período em que os pais tiveram que se adaptar rapidamente e em pouco tempo tiveram que se transformar também em professores, muitos não conheciam seus filhos como alunos e a escola foi uma grande parceira. O contato próximo aí também foi fundamental.

Essa transformação trouxe como outro grande aprendizado a potencialização do respeito. O respeito consigo, com seus filhos e também com a equipe escolar. Alguns pais entram nas aulas de seus filhos para compartilhar esse reconhecimento, para agradecer e alguns até para pedir orientação, que é aí que a equipe gestora tem entrado e investido com muito carinho. Afinal, todas as casas foram abertas e esse respeito foi essencial para o equilíbrio emocional de todos.

Bússolas do Líder incentivam responsabilidade, cooperação e organização

Bússolas do Líder incentivam responsabilidade, organização e cooperação

O trabalho dos gestores escolares

 Nenhuma dessas ações bem sucedidas teria acontecido sem o trabalho competente dos gestores escolares. Esses profissionais tiveram que se adaptar rapidamente e conseguiram fazer isso muito bem. Muitos construíram uma rede de apoio aos professores, com cuidados tanto relacionados ao desempenho profissional quanto pessoal. Juntos, estão buscando permanentemente novas formas de atuação para que todos se sintam motivados.

Nesse sentido, o Líder em Mim também pode ser destacado com bons exemplos. Em parceria com diversas escolas, tem preparado encontros com momentos leves de aprendizado. Isso, vale para o autocuidado dos professores, que relatavam queixas de cansaço e ansiedade nesse período distante da rotina escolar. Os encontros permitiam um processo de autoconhecimento e de autoaceitação que validava os bons sentimentos e emoções. Dessa forma, foi e segue sendo possível, ainda que virtualmente, dar continuidade ao programa do Líder nas escolas.

De início, havia uma dúvida em como dar as aulas. Mais além, como fazer com que os alunos e famílias entendessem a importância desse conteúdo. Mas, em pouco tempo, todos perceberam que essas aulas eram, justamente, uma forma de cuidar, de demonstrar carinho. Os alunos foram aplicando o que aprendiam em suas casas. Os pais, como não poderia ser diferente, se encantavam com o programa.

Leia também: O Líder em Mim no processo de volta às aulas pós-pandemia

Gestores escolares: cuidado também com o professor

Gestores escolares: cuidado também com professores

Resultados dessa aproximação

Ao manter constantemente a aproximação com as famílias dos estudantes usando, para isso, as diversas ferramentas de comunicação e o conteúdo desenvolvido pelo Líder em Mim, os resultados apareceram dentro dos lares.

Os adolescentes assumiram mais responsabilidades. Passaram a cooperar mais e a fazer as atividades com as famílias. Isso, inclusive, vem transformando esses momentos em aprendizado para todos. Muitos pais chegaram a enviar mensagens para as escolas agradecendo e reconhecendo o valor desse programa.

Por tudo isso, sem dúvidas, o aprendizado que foi imposto pela situação de pandemia nesse período de escolas fechadas se transformará em um grande legado quando tudo voltar ao normal: a prática colaborativa e o respeito potencializado, de ambas as partes.

Dicas para manter a aproximação com as famílias

É verdade que não tem sido fácil. Mas, sabendo de todas as cobranças e de todas as demandas profissionais que os pais têm, as escolas podem e devem continuar essa importante contribuição. Para isso, o Líder em Mim caminhará junto. O programa ajuda a estimular o conhecimento e a prática dos 7 Hábitos. Afinal, eles nos permitem sermos leves quando não há o que fazer, quando as coisas estão no nosso Círculo de Preocupação. Dessa forma, é possível estar próximo das famílias, preservando o bem-estar de todos.

Gostou desse conteúdo? Pra gente enfatizar o tema, abaixo o Blog do Líder em Mim deixa uma lista com cinco pontos fundamentais que as escolas devem levar em consideração. Veja e pratique!

Utilize sempre o Hábito 5

Compreenda primeiro, depois seja compreendido – ouça os pais, com a real intenção de entender.

Apure a visão e a audição, primeiro entenda o que o outro diz

Apure a visão e a audição: primeiro entenda o que o outro diz

Dê feedbacks

Os pais trazem queixas e sugestões e uma forma de manter um bom relacionamento e demonstrar respeito é responder e dar feedbacks ao que foi conversado.

Dê retornos, os pais esperam feedbacks

Dê retornos, os pais aguardam feedbacks

Seja sempre aberto e verdadeiro

Mostre a situação como verdadeiramente ela é, sempre com muito respeito e consideração.

Transparência, a verdade sempre acima de tudo

Transparência: a verdade sempre acima de tudo

Esteja atento

Atente-se ao que acontece durante as aulas, aos alunos que não estão assistindo às aulas ou entregando suas atividades. Envie mensagens individuais, mas, antes de cobrar, tente entender o que está acontecendo.

É preciso ficar atento ao que acontece durante as aulas

É preciso estar atento ao que acontece durante as aulas

Prepare reuniões

Prepare reunião de pais, produtivas e dinâmicas, voltadas não só ao desenvolvimento dos alunos, mas também com oportunidade de aprendizagem e autodesenvolvimento como família.

Invista em reuniões: elas são essenciais para manter a proximidade

Invista em reuniões, elas são essenciais para manter a proximidade

Gostou desse conteúdo? Gostaria de compartilhar o que tem feito para manter essa aproximação? Deixe comentários aqui abaixo e não deixe de seguir nossas redes sociais!

Confira mais notícias sobre o Líder em Mim: https://www.olideremmim.com.br/olem_blog/lider-em-mim-em-foco/

Fotos – Unsplash 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.