Integração, experiências e novidades: tudo o que rolou na Convenção Líder em Mim

05 set, 2019 | Publicado por Líder em Mim

No último dia 29 de agosto, cerca de 450 pessoas, entre professores e gestores escolares que vieram de várias regiões do país, lotaram o espaço de convenções do Hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, para participar da Convenção Líder em Mim. Com o tema “Transformação 360º, da Eficácia à Grandeza”, o evento teve como destaques o lançamento do “Encontre sua Voz”, material de formação socioemocional voltado para o Ensino Médio, a apresentação dos “7 Hábitos para as Famílias”, além de momentos de muita integração e troca de experiências entre os participantes.

Público lota convenção

Público lota convenção

Responsável por abrir o evento, Mario Ghio, presidente do grupo Somos, destacou a importância do aprendizado socioemocional dentro da educação escolar. “Vivemos algumas revoluções. A primeira relacionou-se com a ampliação do acesso ao conteúdo. A segunda revolução trouxe a reflexão de que todo esse conteúdo só faz sentido se ativar o processo cognitivo. Agora, vivemos a terceira revolução, em que entende-se essencial preparar o cérebro dos alunos para a recepção desse conteúdo que vem por meio de um processo. É justamente onde entra o papel do aprendizado socioemocional.”

Mário Ghio, presidente do grupo Somos

Mario Ghio, presidente do grupo Somos

Ao reforçar os argumentos de Mario Ghio sobre a importância da aprendizagem das habilidades socioemocionais, Morgana Batistella, gerente do Líder em Mim no Brasil, aproveitou sua apresentação para expor ao público um conceito-chave para entender o mundo atual: VUCA, nome formado pelas iniciais das palavras em inglês traduzidas por Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

“O mundo de hoje nos impõe algumas exigências ligadas aos aspectos socioemocionais que podem e devem ser trabalhadas desde os primeiros anos de vida. Nesse mundo VUCA, a volatilidade requer que saibamos lidar com o inesperado; diante das incertezas, é preciso saber trabalhar com probabilidades, assim como trabalhar com múltiplas variáveis e com pensamento sistêmico fruto da complexidade. Toda essa ambiguidade torna necessário exercer novos olhares e enxergar diferentes caminhos o tempo todo”, explicou Morgana que, ao tratar do tema, abriu caminho para a apresentação das novidades.

Morgana Batistella, gerente Líder em Mim no Brasil

Morgana Batistella, gerente do Líder em Mim no Brasil

Líder em Mim ao alcance de novos públicos

Durante a convenção, gestores escolares e educadores puderam conhecer as novidades que o Líder em Mim está trazendo, ampliando o alcance de seu público. Uma dessas novidades é o “Encontre sua Voz”, material de formação socioemocional voltado para o Ensino Médio.

Formação socioemocional para Ensino Médio

Formação socioemocional para Ensino Médio

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o material traz encaminhamento metodológico para que cada estudante se conheça para fazer a diferença em sua própria vida. Mais além, que aprenda a ser e acreditar em seu potencial e possa usá-lo em benefício coletivo, transformando e impactando positivamente no mundo.

“Os 7 Hábitos das Famílias” foi outra importante novidade apresentada durante o evento. O programa foi cuidadosamente elaborado de forma que a educação socioemocional fosse estendida, compreendida e vivida em todos os âmbitos, não só pelos alunos, como também em seus lares, por seus familiares.

Treinamento para famílias

Treinamento para famílias

Troca de experiências

Como não poderia ser diferente, a Convenção foi uma valiosa oportunidade para que os participantes compartilhassem suas experiências. Para isso, o Líder em Mim levou ao palco do evento escolas que com exemplos bem sucedidos em diversas categorias, mostrassem ser possível e fascinante a transformação.

O Líder reconheceu instituições de ensino que se destacaram na participação de pesquisas; na atuação por EAD (Educação a Distância); e nas melhores práticas em temas como “Liderança dos alunos nos eventos escolares”; “Líder 360º”; “Trabalho direcionado por metas”; e “Abordagens integradas”.

Outro momento de celebrações e reconhecimentos foi o “Inspirados por quem faz”, fruto de parceria do Líder em Mim com Os Caçadores de Bons Exemplos, idealizado pelo casal Iara e Eduardo Xavier, que viaja o Brasil em busca de histórias inspiradoras de quem pratica o bem. Cinco escolas foram premiadas por ações realizadas por seus estudantes nos moldes do trabalho desenvolvido pelo casal.

“Ficamos muito honrados em fazer esse tipo de parceria. Nos emocionamos ao perceber que o nosso trabalho foi multiplicado através das ações desses jovens”, destaca o casal. Para os idealizadores do Caçadores de Bons Exemplos, “a busca por iniciativas promovida por essas escolas ajuda a furar a bolha e muda o olhar do mundo. Mais do que isso, conecta pessoas e diferentes realidades, inspirando cada jovem a ser a mudança.”

De fato, a busca por bons exemplos inspira e convida os jovens para a transformação. “Fazer esse tipo de trabalho me fez refletir sobre o que queremos para o futuro da nossa sociedade. Mostrou que podemos ser melhores, atuantes e fazer a diferença”, destacou João Victor Alves da Silva, 15 anos, aluno do Colégio Criarte. Conheça um pouco mais das escolas premiadas aqui.

Caçadores de Bons Exemplos: parceiros do Líder em Mim

Caçadores de Bons Exemplos: parceiros do Líder em Mim

Palestra internacional e interações

A programação contou ainda com uma palestra muito especial de Lynne Fox, consultora internacional da FranklinCovey Education. Com quase 30 anos dedicados a educação, Lynne trouxe o tema “Da eficácia à grandeza – um movimento de transformação 360º”, em que enalteceu a importância da aprendizagem socioemocional. Veja aqui uma entrevista exclusiva com Lynne Fox.

A Convenção Líder em Mim também foi marcada por momentos de diversão e muita interação. Os psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz garantiram a atenção de todos com provocações e desafios em esquetes que misturavam psicologia e mentalismo.

Lynne Fox em palestra

Lynne Fox em palestra

psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz

Psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz

Ao final do evento, foi a vez do músico e palestrante Guilhermo Santiago envolver todos os presentes em uma dinâmica incrível com garrafas musicais. Guilhermo mostrou que com empoderamento, atitude, cooperação e instrumento bem afinado é possível conviver em uma comunidade com todas as suas diferenças, de forma harmoniosa, exatamente como uma orquestra na apresentação de uma sinfonia!

Guilhermo Santiago e público encerram em sinfonia de garrafas

Guilhermo Santiago e público encerram em sinfonia de garrafas

Quer ver mais fotos da Convenção? Acesse nossa página no facebook e no Instagram.

Acompanhe mais notícias do Líder em Mim aqui.

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.