FECHAR

Assine nossa newsletter:

O Projeto de Vida do Líder em MIm

14 ago, 2020 | Publicado por Líder em Mim

O Ensino Médio é uma etapa da educação que exige um amplo processo de reformulação. É o momento para promover uma trajetória escolar que faça mais sentido, onde é possível gerar mais engajamento dos estudantes, desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os empoderem para lidar com os desafios da sociedade contemporânea.

Os adolescentes, nesse período da vida, se deparam com o desafio de desenvolver um projeto de vida. Podemos pensar nesse projeto como uma embarcação em construção. Ou seja, é uma viagem que acontece enquanto o veículo que a conduz está sendo construído. O projeto, ou a viagem, é uma construção pessoal e intransferível de cada um. 

Então, o que eles devem priorizar e como fazer para ter melhores resultados, rumo a uma vida plena e cheia de realizações?

Diante dessa questão, o Líder em Mim apresenta as obras didáticas para um novo Projeto de Vida, pensadas para ser uma contribuição ao estudante do Ensino Médio. Saiba mais acompanhando esta leitura!

Surge um Projeto de Vida 

Alinhado às competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o novo Projeto de Vida do Líder em Mim tem como proposta ajudar os estudantes a perceberem quem são e quem desejam ser no futuro, para que, dessa forma, construam uma maneira de viver que lhes traga vitória pessoal e vitória interpessoal.

Leia mais sobre a BNCC

Os cursos que visam subsidiar o trabalho com o Projeto de Vida nas escolas são o Encontre Sua Voz (1ª série do Ensino Médio) e o Construindo Confiança (2ª série do Ensino Médio). Podem ser ofertados como disciplina na Formação Geral (compondo as 1.800 horas) e como eletiva (compondo as 1.200 horas).

Um dos objetivos é oferecer atividades e ferramentas com propostas de produção do aluno, considerando os seguintes aspectos: eu, eu e o outro, o mundo, projeção no mundo.

Projeto norteia as futuras conexões dos jovens

A composição do material possui formato impresso, com possibilidade de uso de recursos digitais do Plurall – por meio dessa plataforma, o estudante poderá acessar seu livro na versão digital, e também diferentes Objetos Educacionais Digitais, como vídeos, quiz, animação, vídeos, podcasts, textos extras, etc. Esses recursos poderão ser acessados pelo computador, celular ou tablet, e vão enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem de professores e alunos, bem como potencializam o trabalho.

Leia mais: Plurall, conectando professores, alunos e pais

As obras são organizadas em 3 dimensões:

– Autoconhecimento: o encontro consigo;

– Expansão e exploração: o encontro com o outro e o mundo;

– Planejamento: o encontro com o futuro e o nós.

Projeto de vida é traçar metas

Estudantes devem estabelecer metas para o futuro

Alguns dos princípios norteadores do projeto são:

 – Consolidar a formação integral dos estudantes, nas dimensões pessoal, social/cidadã e profissional;

– Fomentar a capacidade do estudante de definir objetivos para sua vida, desenvolvendo a autonomia necessária para que construam e realizem seus projetos de vida;

– Promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais;

– Estar alinhado aos quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural, Empreendedorismo.

Benefícios para alunos e professores

Além de levar os estudantes ao conhecimento sobre si mesmos e sobre o mundo, o Projeto de Vida do Líder em Mim os consolida como protagonistas. É uma forma de fazer o aluno sistematizar e avaliar o próprio aprendizado, sendo autores de seu percurso formativo. 

Outro benefício a ser destacado é que, com o projeto, os estudantes podem ter mais facilidade a reconhecerem as tarefas importantes, as prioridades. O material contribui para que eles Identifiquem as ações que alavancam essas prioridades, que apresentam resultados e dão clareza a suas escolhas.

Além, é claro, de estar em uma linguagem de fácil entendimento, inclusive, para aqueles alunos e professores que não estão habituados a trabalhar com obras de projetos de vida.

Com explicações claras e precisas de como realizar o planejamento dos passos presentes e futuros, o Projeto de Vida inclui conteúdos multimodais, textos verbais e imagéticos, apresentados de forma arrojada, criativa e atrativa. 

Para mais informações: https://www.olideremmim.com.br/fale-conosco/
Ou consulte seu u com seu assessor pedagógico Líder em Mim. 

Fotos: Divulgação

0 Comentários

Os comentários estão fechados.