Personalidades que inspiram – Malala

11 jul, 2019 | Publicado por Líder em Mim

Não há nada com maior potencial transformador do que educar e ser educado. A luta por uma educação digna e efetiva para todos é uma constante, independente da cultura, do tempo e do contexto social e político.

A história possui exemplos marcantes de pessoas que se destacam por atos de coragem, empatia e altruísmo –  muitos deles contribuíram e ainda contribuem de maneira fundamental para o espectro pedagógico.

Jovens do mundo inteiro devem ter acesso à educação

Jovens do mundo inteiro devem ter acesso à educação

Destacamos uma personalidade inspiradora nesse contexto – confira como ela utiliza das competências socioemocionais em seus feitos:

Malala Yousafzai

Apesar da pouca idade, Malala, aos 22 anos, já é um dos maiores símbolos da história contemporânea.  A ativista Paquistanesa foi, inclusive, laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2014! E não é por pouco: quando tinha 15 anos, Malala foi baleada na cabeça por radicais do Talibã, quando estava dentro de um ônibus escolar. O episódio ocorreu após a recusa às ordens do grupo que proíbem meninas de frequentarem a educação básica. A garota sobreviveu ao tiro e, a partir de então, viu sua vocação na luta pelos direitos civis de seu país, em especial o das mulheres sem acesso à educação escolar.

Malala em palestra

Malala em palestra

Numa visita ao Brasil em 2018, Malala demonstrou ter as competências socioemocionais desenvolvidas em si em suas falas: “A melhor vingança que encontrei foi ir atrás de educar todas as meninas e meninos do mundo, incluindo os filhos daqueles que me atacaram. Uma mensagem de paz tem muito mais força do que uma de raiva”, disse ao público presente em uma palestra feita em São Paulo. Mesmo sendo vista como heroína, Malala recusa o título, pois diz ter muitas colegas que estudaram com ela e que também gostariam de levantar a voz para se manifestar.  A diferença entre ela e as outras está no apoio que recebe dos pais.

Competências Socioemocionais:

Autogestão

Empatia

Confiança

Ética

Responsabilidade

Autoestima

Quer ver mais notícias sobre o universo das competências socioemocionais? Acesse https://www.olideremmim.com.br/olem_blog/socioemocional-ao-pe-da-letra/

0 Comentários

Os comentários estão fechados.