FECHAR

Assine nossa newsletter:

Professores cansados: Dicas fundamentais para encontrar inspiração

21 ago, 2020 | Publicado por Líder em Mim

A profissão com o objetivo de educar é, sem dúvidas, uma profissão nobre. Os professores têm como função o ato de abrir mundos e possibilidades para as pessoas por meio do processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, é inegável também que se trata de uma função com muitas cobranças e expectativas não alinhadas – o que, muitas vezes, pode gerar frustração na mesma medida em que é preciso encontrar inspiração.

É frequente ouvir relatos de professores cansados e com desgaste físico e emocional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), braço da ONU especializada nas questões do trabalho, considera a atividade docente como uma das mais estressantes profissões. 

Leia mais: Professores em casa e os riscos para a Síndrome de Burnout

O estresse, quando excessivo, não deve ser algo a ser menosprezado. Inclusive, o estresse pode ser gatilho até mesmo para um desequilíbrio no organismo, pois altera os níveis de cortisol e adrenalina. Ou seja, trata-se de uma resposta do corpo à combinação das características do ambiente externo com as particularidades de cada um.

Como os professores podem, então, aliviar esse desgaste e se sentirem inspirados na profissão escolhida? Temos algumas dicas que podem ajudar. Confira acompanhando esta leitura!

Encontrando inspiração

Para encontrar inspiração, o importante é saber para onde olhar e em quê se concentrar.  Às vezes, a inspiração vem de algo simples como um filme inspirador, um palestrante comovente ou de um livro incrível. Outras vezes, encontrar inspiração é apenas saber que temos pessoas nas nossas vidas das quais podemos contar. Enfim, são muitos os exemplos.

inspiração, inspirados

Palavras motivadoras podem ser fontes de inspiração

A busca por inspiração pode ser tão sutil que até mesmo a mudança de rotina pode estabelecer um novo mindset. Com o home office em especial, são várias as dicas para a profissão ser exercida de maneira saudável, e assim a inspiração vir à tona: desde alimentar-se bem até mesmo a pequenas pausas no cotidiano, como um momento para meditar. 

Além disso, em momentos de muito estresse, existe uma dica fundamental. Ao invés de escolher se concentrar nas coisas que não se podem controlar e, por sua vez, deixar que a frustração os controle, é possível escolher se concentrar nas coisas que estão sob controle e trabalhar para melhorar sua influência sobre as pessoas ao seu redor. Uma maneira de enxergar a importância do seu papel como educador. 

Leia também: Emoções vividas na pandemia

Lembrando, é claro, que cada pessoa tem o seu próprio jeito de lidar com a profissão e consigo mesma. Dicas não são necessariamente ordens a serem seguidas, mas pontos a serem refletidos.

Refletir e agir

Pensando em uma perspectiva socioemocional para atingir um bem-estar ao exercer as funções de docente, levantamos mais algumas sugestões neste post. Se liga!

Auto-reflexão

Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Eu me concentro apenas em atingir os resultados finais ou foco no meu crescimento? Eu trabalho com as pessoas ao meu redor ou trabalho contra elas? Eu guardo lições e ideias para mim mesmo ou as compartilho com qualquer pessoa que possa estar interessada?

Colaboração

Quando compartilhamos e trabalhamos juntos, grandes coisas podem ser realizadas. O foco deve ser sempre o aprendizado dos alunos e o que é possível fazer para ajudá-los. Aproveite essas oportunidades de trabalhar e aprender com as pessoas ao seu redor. Encontrar inspiração em novas e diferentes perspectivas cria uma dinâmica de equipe. Lembre-se de que encontrar inspiração em todas as oportunidades pode ser tão simples quanto encontrar inspiração nas pequenas coisas ao seu redor. Encontrar inspiração significa estar presente no momento.

Leia também: Inspiradores e Inspirados na busca pelo bem e pela transformação

Ouça mais

Esteja próximo de pessoas que fazem você se sentir desafiado(a) a ser cada vez melhor. Encontre pessoas que estão fazendo as coisas de maneira diferente do que você faz, e veja se os resultados estão aumentando o aprendizado dos alunos ou se tem uma aplicação significativa. Faça perguntas a esses colegas e tente ouvir mais do que falar. A única maneira de aprender com os outros é parar de falar e começar a ouvir.

Observe

Olhe para os alunos que entram em suas portas todos os dias e nunca se esqueça da oportunidade única que você recebeu de ajudá-los a crescer e se desenvolver em seu futuro incrível que ainda não foi revelado. Encontrar inspiração ao seu redor pode ajudá-lo a alcançar seu verdadeiro potencial e pode inspirar os alunos com quem você começa a trabalhar.

O objetivo é o aprendizado e a evolução dos alunos

Permitindo-se

Por fim, é sempre bom lembrar que está tudo bem se sentir vulnerável. E demonstrar isso. O importante é não deixar se entregar a uma autocrítica exagerada, muito menos a um excesso de comparação com a vida dos outros. Assim, corre-se menos risco de se encontrar frustração e estresse. 

A principal inspiração a se encontrar nos momentos de vulnerabilidade é lembrar-se do papel do educador na sociedade. Trata-se da função primordial que forma líderes!

É preciso lembrar da importância da função educadora

Confira os projetos do Líder em Mim: https://www.olideremmim.com.br/olem_blog/lider-em-mim-em-foco/

Com informações do Blog Internacional do Líder em Mim [Leader in Me]: https://www.leaderinme.org/blog/

Fotos – Unsplash, Pixabay e Divulgação

 

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.