FECHAR
Para qualquer tipo de projeto ou realização que envolve o trabalho em conjunto, precisamos colocar em prática uma atitude que otimiza, corrige erros e melhora os resultados.
O Feedback é uma das formas mais assertivas para qualquer relação e ele sempre guia a um acordo que vai ajudar todos os lados.
E no artigo de hoje, vamos te contar um pouco sobre o que é o tal feedback, qual sua importância e como fazer um bom feedback.
Vamos lá?
O feedback é uma resposta, um importante método de comunicação que avalia atividades ou comportamentos, com o objetivo de melhorá-los ou aprimorá-los. Ele é a chave para qualquer tipo de comunicação e pode ser o guia para o sucesso.
Existem três tipos de feedback:
O positivo;
O Construtivo;
O Negativo;
Vamos entender cada um deles.
É aquele que tem como objetivos elogiar ou reforçar um bom comportamento e assim, estimular a sua repetição. Este é aquele que motiva e dá “um gás a mais” para o trabalho.
Este serve para modificar um comportamento por meio de uma comunicação clara e objetiva, mas que destaca as falhas sem ofender a outra pessoa.
O Corretivo tende a ajudar a perceber o que vem acontecendo de errado e buscar em conjunto a solução para o erro.
O Negativo é uma resposta que realça os pontos negativos mas não apresenta soluções efetivas de mudanças. É o famoso “falar e não ajudar”. O feedback negativo costuma desmotivar e emperrar os processos.
Sem objetivos claros, ele pode ou não ter efeito. É um tipo de resposta não muito indicada e que pode só atrapalhar a realização dos trabalhos.
Agora que sabemos o que e quais os tipos de feedback, vamos entender a sua importância.
O feedback é uma forma de comunicação que indica que você se importa com o desenvolvimento pessoal ou profissional do outro. É a chave para um bom convívio social.
É uma conversa precisa, com afeto e cuidado, mas que deve ser efetiva e transformadora.
Depois de entender cada ponto, precisamos saber a estrutura de um feedback e conseguir realizá-lo.
Vamos criar juntos uma analogia de um “sanduíche”. Sim, o feedback é como um sanduíche:
Aqui são apresentados os pontos positivos, levantando e dizendo aquilo de melhor.
A apresentação do que pode ser melhorado ou os pontos de atenção. Uma das partes mais importantes e delicadas do processo.
Uma conclusão do raciocínio utilizando palavras positivas que demonstram confiança, aperfeiçoamento e crescimento no trabalho ou nas atitudes de outra pessoa.
Agora que entendemos cada bom do desenvolvimento do feedback é hora de caprichar nos sanduíches e ter bastante paciência e empatia para desenvolver os próximos feedbacks.
Um bom feedback é igual a um bom resultado.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.