Líder em Mim
9 de junho de 2021
Compartilhe:
Focar no bem estar da equipe é uma das implementações mais positivas para a cultura escolar, mas muitas vezes é deixado de lado na lista. Entretanto, mesmo antes da pandemia do COVID, professores de todo o mundo vêm sendo diagnosticados com burnout e estresse.
Agora, com mais de um ano na pandemia, não conseguimos negar os impactos negativos causados. E precisamos desenvolver estratégias e práticas para manter uma equipe saudável em todos os sentidos possíveis.
Gestores escolares devem se importar com cada ponto específico de uma espaçonave que já decolou faz tempo. É preciso apertar parafusos fora de órbita e entender se tudo está funcionando bem. E nossa equipe é a tração e o motor de nossa escola, por isso devemos voltar atenção constantemente a cada um deles.
Mas antes, vamos entender o que de fato é esta doença que tem afetado milhares de educadores.
Burnout é um estado de estresse crônico que pode levar a: Exaustão física e emocional; Cinismo e desapego; Sentimentos de ineficácia e falta de realização.
No esgotamento completo, você não é mais capaz de “funcionar” efetivamente em um nível pessoal ou profissional.
E o burnout não acontece de repente. Você não acorda numa manhã e, de repente, se sente esgotado. O burnout vai se desenvolvendo e crescendo ao longo do tempo, o que torna muito mais difícil de reconhecer. Ainda assim, nossos corpos e mentes nos dão avisos, e se você souber o que procurar, poderá reconhecê-lo antes que seja tarde demais.
Mas, como podemos ajudar nossa equipe diante de problemas como esse?
Faça uma lista com cada membro de sua equipe e realize constantemente uma pesquisa baseado em 3 indicadores do Burnout:
Converse com sua equipe, e tenha certeza do desenvolvimento de práticas de escuta empática.
Existem muitas coisas a serem feitas, até mesmo durante a loucura causada pelo coronavírus. Aqui vão algumas práticas e estratégias para solucionar este problema:
Se você se vê estressado, apático ou exausto, consequentemente sua equipe está mais suscetível a absorver esse sentimento. Então, antes de tomar qualquer atitude para ajudar seu time, comece por você
Mindfulness pode vir em vários formatos, mas o que todos têm em comum é o desenvolvimento da habilidade de estar mais atento aos sentimentos e emoções para assim reduzir o impacto delas sobre nós mesmos.
O “sentimentômetro” é uma outra opção. É uma forma poderosa porque combina emoções com energia.
Não podemos dizer a nós mesmos que temos a obrigação de estar bem. E a lista de afazeres nunca se encurtará. O importante é continuar fazendo o que fazemos e observando nós mesmos e cada um ao nosso redor. Nós não escolhemos a educação porque seria fácil, e sim porque sabemos a capacidade que ela tem de mudar vidas e mundo.
Conecte-se e encoraje os que estão próximos a você. E lembre-se, a mudança começa em você!
Compartilhe: