Busque o equilíbrio emocional e tenha sucesso no Enem

Líder em Mim

31 de outubro de 2019

Compartilhe:

Nos próximos dias 3 e 10 de novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de dedicar tempo para o aprofundamento dos estudos, agora é hora de entrar em jogo o equilíbrio emocional. Sim, ele faz toda a diferença e influencia diretamente no desempenho do candidato na prova. Veja aqui outra matéria sobre o Enem.

Se você já está afiado nos estudos, mas normalmente fica ansioso e inseguro quando chega o esperado dia de prova, fique atento a essas dicas relacionadas aos aspectos socioemocionais. Ao controla-los, você poderá realizar o exame de forma mais assertiva e com mais chances de sucesso.

No dia do exame

– Reconheça suas emoções: esse é o primeiro passo para o equilíbrio emocional. O autoconhecimento é fundamental e auxilia na retomada da razão. Compreender-se, mesmo diante de um momento de pressão e estresse, como na realização de uma prova é essencial. A partir daí é buscar a calma para voltar a atenção ao exame. Para essa calma, cada um tem uma estratégia. Pare, respire fundo, vá ao banheiro e volte, então, com o controle emocional retomado;

– Não perca o foco: concentre-se única e exclusivamente na realização de sua prova. Não se disperse com o ambiente da prova, com movimentos de entra e sai de outros candidatos ou com qualquer outra situação. O foco é fundamental para a realização de uma boa prova;

Não perca o foco na prova

Não perca o foco na prova

– Saiba ser resiliente: é natural que no decorrer de cada prova você se depare com dificuldades. Por mais que se estude, não é garantido que se saiba todas as respostas. Não sofra com esse momento. Saiba absorve-los, sem que essa adversidade lhe desanime para dar continuidade às respostas. Uma ideia é pular as questões que surgem como obstáculos. Siga adiante e somente ao final da prova retorne para, com mais calma e quem sabe até mais confiante, resolver as questões que ficaram pendentes;

– Organize-se: a autogestão é uma característica essencial em provas como o Enem. Seu tempo deve ser bem administrado, de modo que ao final do prazo de duração de cada prova você tenha conseguido ler com calma e responder cada questão, além de preencher o gabarito.

É fundamental administrar o tempo de prova

É fundamental administrar o tempo de prova

Com o gabarito, você poderá acompanhar e avaliar seu desempenho. E, ao final, quem sabe, celebrar um excelente resultado. Essa é a nossa torcida! Boa prova!

Veja mais conteúdo sobre as competências socioemocionais em https://www.olideremmim.com.br/olem_blog/socioemocional-ao-pe-da-letra/.

Compartilhe: