Como gestores escolares podem motivar a equipe: 4 chaves para o sucesso

Líder em Mim

25 de maio de 2021

Compartilhe:

Engajar vem de uma combinação de fatores e ações.

 

Por várias razões, a motivação de professores vem sofrendo queda desde 1980.  E um baixo engajamento da equipe de ensino causa um baixo engajamento por parte dos estudantes. Sendo assim, motivar toda a comunidade escolar é uma tarefa árdua e muito importante. 

 

Uma equipe motivada reúne forças para fazer acontecer e vê-se como um time disposto a transformar a realidade. 

 

Como “desbloquear” a motivação?

 

1 – Crie a cultura da confiança e transforme a credibilidade pessoal em alta performance;

2- Traga uma visão do futuro para sua equipe;

3 – Execute estratégias para melhoria de performance de estudantes e compartilhe as métricas com os professores;

4 –  Treine uma equipe com foco em resultados.

 

Inspire confiança

 

Confiança baseia-se na nossa capacidade de enxergar as habilidades e competências do próximo. Essa capacidade constrói relacionamentos de alta confiança. Quando gestores e equipe constroem relações de confiança, os professores tendem a desenvolver novos processos e inovar nas metodologias em sala de aula. Engajando ainda mais os alunos.

 

E a formação de alunos dispostos e imersos no conteúdo e nas aulas transforma o ambiente escolar em um espaço de novas criações e de segurança. 

 

Um ambiente de confiança deve ter: Esclarecimento de expectativas, prática de análise de resultados, confrontos à realidade, conversas diretas e sinceras e aceitação do erro como uma parte do processo. 

 

Mostre-se interessado pelo outro, observe o todo, seja o guia da sua equipe para os resultados planejados e encoraje a mudança. 

Comunique-se e esclareça cada ponto

 

Gestores escolares podem alcançar a motivação através de um ambiente de alta confiança, líderes devem trabalhar com transparência e com clareza de comunicação. Essa visão e formato de liderança afetam positivamente toda a comunidade escolar e todos podem juntos fazer com que as metas sejam alcançadas.

 

A comunicação deve ajudar que todos entendam o sentido e os objetivos de todo o trabalho a ser realizado.

 

Uma dica interessante é criar um formato de “Gestão a vista”. Um quadro com metas a serem atingidas, caminho percorrido e quais métricas e porcentagens já alcançadas. É uma excelente ferramenta para ampliar a competitividade saudável e para entender em que ponto estamos no processo. 

Ajude a comunidade a abraçar seu potencial de aprendizagem, maximizar os resultados e construir um bem-estar emocional, social e físico. Com a união geral, os resultados podem ser cada vez mais incríveis. 

Para John Kotter, autoridade em liderança mundial e professor em Harvard, um dos principais passos para uma gestão da mudança é a comunicação. Invista na comunicação, trate frequentemente da visão da mudança com as pessoas e com entusiasmo e comunique adequadamente as mudanças. Não se preocupe se nem todos concordarem sobre o que a visão representa para eles, ainda assim aborde e trate as angústias e as ansiedades com boa comunicação e treinamento.

 

Execute estratégias para a melhoria dos resultados dos alunos

Para que a equipe escolar sinta-se como transformadores da vitória, a escola precisa estar ganhando. Eles não podem estar ganhando se o gestor não definiu como é um vitorioso. Eles não podem ganhar se o caminho para a vitória não estiver claro. Eles não podem ganhar se não sabem em qual parte do caminho estão. 

 

Para acertar isso, a escola precisa:

 

  • Focar em duas ou uma grandes metas que refletem no “grande jogo”. Metas que o público de fato se importa (taxa de alfabetização, desempenho no enem, metas de graduação, resultados em testes internacionais, etc.); 
  • Demonstrar progresso e caminho para o sucesso a partir de cada objetivo;
  • Mapear o progresso e metrificar cada etapa;
  • Estabeleça um ritmo semanal para a contabilização das pontuações individuais e de todo o grupo. 

 

Só assim pode-se ter uma visão geral de como andam as etapas para o sucesso e quais os próximos passos. 

 

Crie uma equipe de performance!

Enquanto a equipe educacional ajuda os estudantes a ganharem, os gestores devem dar total suporte aos tutores do progresso. Deve-se trabalhar uma escuta empática, engajar por perguntas bem direcionadas e assim unir forças para desenvolver novas soluções.

 

Grandes líderes ajudam a dar a luz as ideias individuais, encorajam, hidratam a equipe e dão todo suporte para a vitória. 

 

Você está saindo de sua sala para perceber e entender o que acontece em toda a escola? Você direciona seu tempo para membros que vem trazendo bons resultados ou só gasta energia nos que têm mais dificuldades? Você dá o peixe ou treina-os para uma pescaria de qualidade a partir das ferramentas de pesca que pode proporcionar?

Líderes escolares motivadores tem resultados otimizados e ajudam cada membro a viver de uma forma harmônica, altamente performática e transformadora. Ajude sua equipe a construir uma nova forma de educar, dê passos em conjunto, comunique-se bem, escute, faça e seja assim um gestor de sucesso com uma equipe nota 1000. 

Compartilhe: