O que são Competências Socioemocionais?

Líder em Mim

22 de junho de 2021

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Como contextualizamos o surgimento das Competências Socioemocionais?

O século 21, marcado pela globalização e automação, vem sendo impactado por grandes e constantes mudanças. A sociedade, o mercado e até mesmo as formas de comunicação estão se modificando. Diante desse mundo moderno, novos desafios surgem para todos os indivíduos, especialmente para aqueles que serão protagonistas do nosso futuro: os jovens estudantes de hoje.

Com o avanço das tecnologias e o surgimento de novas profissões, a questão humana se faz presente. As pessoas são complexas e, para um desenvolvimento pessoal e profissional mais consistente, torna-se necessário incorporar estratégias e métodos de aprendizagem mais flexíveis e amplos. A saída para a educação mais assertiva está no desenvolvimento das competências socioemocionais.

O que são competências socioemocionais?

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As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que conectam-se a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro,  ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

Inteligência emocional, hábitos da mente, soft skills, competências
para o século XXI… todos esses são sinônimos para as competências
socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características
ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um
cidadão integral, preparado para agir de forma responsável e ativa, e assim
alcançar o sucesso em todas as esferas de sua vida – pessoal e profissional.

Elas são sempre utilizadas no nosso dia-a-dia de forma ordenada e integram todo o processo de formação de um jovem até a fase adulta como um ser integral:  indivíduo, profissional e cidadão.

Diversos estudos sobre o assunto foram feitos seguindo diferentes campos de pesquisa. Todos esses trabalhos são complementares uns aos outros e convergem para uma única conclusão comum: os alunos devem ser expostos não só ao conteúdo e aulas voltadas unicamente ao direcionamento acadêmica, a educação deve assumir o papel de formar o indivíduo para que ele tenha sucesso na vida nesse novo século e em todos os aspectos. Além disso, os resultados desses estudos podem ser resumidos em três grandes pontos:

• Características socioemocionais são ao menos tão importantes quanto
as cognitivas em predizer sucesso futuro;

• A escola é capaz de transformar características socioemocionais;

• Grande parte dos benefícios da escola também passam por canais
socioemocionais.

 

“As competências socioemocionais não são conceitos novos.
São várias as ciências que se juntaram dentro desse grande
consenso de que as competências socioemocionais precisam ser
trabalhadas e desenvolvidas com nossos filhos, alunos, professores,
empregados, empregadores… com a sociedade inteira.”

Letícia Lyle,
Diretora Institucional da SOMOS Educação.

 

Inteligência individual e coletiva

Oliver John, professor do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e psicólogo pesquisador do Instituto de Personalidade e Pesquisa Social, traz uma divisão sistêmica das competências socioemocionais em cinco dimensões da personalidade humana:

Abertura ao novo

Se desdobra em curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.

Consciência ou autogestão

Determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Extroversão ou engajamento com os outros

Iniciativa social, assertividade e entusiasmo.

Amabilidade

Empatia, respeito e confiança.

Estabilidade ou Resiliência emocional

Tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância à frustração.

 

As 12 Competências Socioemocionais

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Cada estudo determina um conjunto de competências socioemocionais. Portanto, essas competências podem variar, mas sempre se referem ao mesmo conjunto de habilidades essenciais para a formação do indivíduo.

Estas 5 macrocompêtencias foram desdobradas em outras 12 competências socioemocionais, identificadas como importantes de serem consideradas e desenvolvidas nos jovens de todo país.

São elas: 

1. Criatividade

Desenvolvimento de ideias, projetos e criações que são inovadores e
úteis para um contexto social a partir da interação entre aptidão,
processo e ambiente. É uma habilidade a ser desenvolvida e exercitada ao longo de toda a vida. 

2. Pensamento Crítico

Tomada de decisões e aprendizado de novos conceitos a partir da análise
crítica de informações e declarações com as quais o indivíduo se depara ao longo da vida. Avaliação de problemas, das soluções e abordagens com o uso de lógica e raciocínio a fim de identificar pontos fortes e fracos
de cada cenário.

3. Comunicação

Escutar, compreender e conseguir passar adiante e fornecer informações
com o uso da fala ou e de outras mídias.

4. Colaboração

Realização das atividades de forma coordenada e sincronizada,
compartilhando-se tarefas e unindo-se aos demais integrantes do grupo para a resolução prática de problemas.

5. Atenção plena

Percepção focada no presente e em suas várias perspectivas.

6. Curiosidade

Cultivo de uma mentalidade que busca sempre aprender,
compreender o mundo e explorar novas ideias.

7. Coragem

Defesa da vontade própria para alcançar objetivos, tomando um
posicionamento e, se necessário, confrontando o outro de forma empática.

8. Resiliência

Capacidade de lidar de maneira adequada com desafios e mudanças, sem abrir mão da sua identidade e do aprendizado.

9. Ética

Princípios morais que norteiam a maneira como as pessoas
vivem e tomam decisões, preocupando-se com o que é
bom para a sociedade e para si mesmo.

10. Liderança

Formação de relações éticas entre pessoas preocupadas em alcançar
juntas uma mudança. Fazendo de sua voz o guia para caminhos a serem explorados em conjunto. 

11. Metacognição

Reconhecimento das próprias habilidades, atitudes, valores,
conhecimento e aprendizagem, estabelecendo-se metas e estratégias pessoais e adaptando-se com base nos resultados alcançados.

12. Mentalidade de crescimento

Convicção de que o esforço leva ao progresso e de que os obstáculos
consistem em oportunidades para o crescimento pessoal.

As competências socioemocionais
na BNCC

Como se tratam de aspectos a serem trabalhados na escola, é essencial que as competências socioemocionais sejam contempladas pelos currículos em todas as etapas da educação.

Dessa forma, formaliza-se o compromisso da instituição em trabalhar essas
competências com os estudantes ao longo da sua formação e de toda sua vida.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada com o objetivo de
orientar a elaboração dos currículos de todas as escolas brasileiras,
adota dez competências gerais que perpassam todos os componentes
curriculares de toda a Educação Básica. Essas competências podem ser
divididas em três grandes grupos, sendo um deles diretamente ligado ao
caráter e às atitudes do indivíduo.

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
    construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
    digital para entender e explicar a realidade, continuar
    aprendendo e colaborar para a construção de uma
    sociedade justa, democrática e inclusiva;

 

  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
    culturais, das locais às mundiais, e também participar
    de práticas diversificadas da produção artísticocultural;

 

  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visualmotora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

O próprio documento da BNCC firma um compromisso com a educação integral, que vai além do domínio de conteúdos e se preocupa em
desenvolver competências socioemocionais. Olha só o que ele diz:

 

“A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo
a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem
colaborativa e como avaliar o aprendizado. No novo cenário mundial,
reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicarse, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que a acumulação de informações. (…) Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.” 

Base Nacional Comum Curricular da
Educação Infantil e do Ensino Fundamental

 

E como trabalhar as Competências Socioemocionais?

A própria BNCC prevê as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas a cada ano da educação, nos mostrando a construção gradual do conhecimento do aluno. Dessa maneira, as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar, conforme o desenvolvimento do jovem em cada etapa de sua jornada acadêmica.

As habilidades podem ser trabalhadas do âmbito individual ou coletivamente. E a formação do aluno não se dá de um ano para o outro, ela é um processo. E como todo processo dentro da escola, deve ser planejado, acompanhado de perto e colocado em prática com ajuda de profissionais capacitados. 

O Líder em Mim e as Competências Socioemocionais

Conjunto de habilidades sociais e emocionais que impactam nosso comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir e são tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo.

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados, além de ajudá-los a construir relações mais positivas e colocá-los em um caminho de descobertas.

Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER), especialmente focados em 3 dimensões: desenvolvimento das habilidades de liderança, na cultura escolar e nos resultados acadêmicos.

 

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Conheça mais sobre o programa e implemente já a educação socioemocional em sua grade curricular! 

 
 

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