Mostre, inspire e faça parte da mudança – Inspirados por Quem Faz!

Líder em Mim

2 de dezembro de 2019

Compartilhe:

Uma das grandes novidades trazidas pelo Líder em Mim neste ano foi o projeto “Inspirados por Quem Faz” #inspiradosporquemfaz. Diretamente ligada ao aprendizado socioemocional, o objetivo da iniciativa é estimular que cada escola encontre, em sua comunidade, pessoas engajadas em suas ações sociais. Dessa forma, conseguem transformar e fazer parte da mudança para um mundo melhor. Muitas escolas adotantes do Líder em Mim aderiram à essa caça do bem e o resultado foi a divulgação de belíssimos exemplos de inspiração. O projeto, claro, terá sequência em 2020. E, desde já, queremos chamar a sua escola para embarcar conosco nessa missão!

O Inspirados por Quem Faz surgiu como fruto da parceria do Líder em Mim com Os Caçadores de Bons Exemplos, idealizado pelo casal Iara e Eduardo Xavier. Eles viajam o Brasil em busca de histórias inspiradoras de quem pratica o bem. A aproximação do casal com o nosso programa, nosso propósito socioemocional e todo o potencial transformador dele motivou a união de forças. Com a participação da sua escola e de seus alunos, os bons exemplos podem ser difundidos. Mais além, podem virar inspirações para serem copiados por outras comunidades. Veja o convite dos Caçadores de Bons Exemplos para essa iniciativa!

Vídeos inspiradores

As escolas que desejam participar do Inspirados por Quem Faz devem incentivar que seus alunos identifiquem, na sua região e na sua comunidade, exemplos de ações transformadoras. Escolhida a ação inspiradora, os alunos devem produzir um breve documentário em vídeo. Nesse vídeo, é preciso explicar a iniciativa e revelar todo o impacto socioemocional #socioemocional e o legado por ela geradas. Esses vídeos devem ser inseridos no Youtube. Detalhes de como participar podem ser vistos aqui.

Para incentivar ainda mais o crescimento do time de caçadores de bons exemplos, a equipe do Líder em Mim vai repercutir as ações na sua Convenção anual. Os três vídeos que tiverem mais likes no site serão apresentados. Em 2020, a Convenção acontecerá no dia 4 de junho. Além desse destaque, os projetos serão divulgados no Blog e na página do Facebook do Líder em Mim, bem como nas redes sociais dos Caçadores de Bons Exemplos.

Projetos de destaque em 2019

Está interessado em participar? Para inspirar seus alunos na busca e identificação de histórias transformadoras em sua comunidade, o Blog Líder em Mim recorda os projetos que se destacaram neste ano. Veja:

Com a mesma energia do casal que idealizou o Caçadores de Bons Exemplos, os estudantes do Colégio Portal do Engenho, de Piracicaba, realizaram o projeto “Portal do Engenho”. Os alunos visitaram o Sítio do Cordeiro e ajudaram na divulgação do serviço ali prestado. A entidade dá acolhimento para moradores de rua. Quer ver um resumo do que foi esse projeto? Clique aqui.

Projeto do Colégio Portal do Engenho é destacado na Convenção

Colégio Portal do Engenho teve projeto destacado

Outro projeto vindo de Piracicaba foi o “Olhe bem, porque bem tem”, do Colégio Cidade de Piracicaba. A iniciativa inspirou o espírito cidadão de seus jovens alunos. A motivação veio com o exemplo da Dra. Adriana Brasil, idealizadora da Fundação Ilumina. A entidade promove ações para minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer na região de Piracicaba (veja aqui mais sobre essa ação).

Os estudantes fizeram uma campanha de arrecadação em prol da Associação “Rede Feminina de Combate ao Câncer” da cidade. Os alunos também organizaram um dia especial junto às pessoas ali atendidas.

Doação e boas notícias

Com o projeto “Doações de alimentos”, realizado pelo Colégio São Miguel Arcanjo (veja aqui), os alunos puderam observar o poder do coletivo por meio da doação de alimentos. Em 2019, esse mesmo colégio teve mais um projeto destacado. Com o “Aprendendo a viver com a Terceira Idade”, os jovens alunos trocaram experiências e realizaram atividades com um público muito especial (conheça mais sobre essa iniciativa).

Outro projeto de destaque foi do Colégio São Miguel Arcanjo

Colégio São Miguel Arcanjo também teve projeto destacado

Outro projeto reconhecido e destacado durante a Convenção Líder em Mim deste ano foi o “A dor transformada em amor”. Essa foi organizada pelo Colégio Multivisão (veja um resumo dessa ação). Os alunos produziram um jornal televisivo, com notícias repletas de otimismo e de bons exemplos.

Todas essas iniciativas servem como belos exemplos de inspiração. Participe com sua escola da nossa próxima edição do Inspirados por Quem Faz. Aguardamos a sua participação!

 

 

 

Compartilhe: