O programa

competências
socioemocionais

Conjunto de habilidades sociais e emocionais que impactam nosso comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir e são tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo.

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados, além de ajudá-los a construir relações mais positivas e colocá-los em um caminho de descobertas.

Por que sua escola deveria desenvolver Competências Socioemocionais em seus alunos?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, e com isso é possível ter a formação integra dos estudantes.

Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Repertório cultural

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens para expressar- se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.

Trabalho e projeto de vida

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar- se para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Como o programa desenvolve a liderança e as competências socioemocionais?

Com uma metodologia clara e embasada nos 7 hábitos, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER), especialmente focados em 3 dimensões: desenvolvimento das habilidades de liderança, na cultura escolar e nos resultados acadêmicos

A vivência dos 7 hábitos

As 6 competências de caráter socioemocional da BNCC:

Comunicação
Conhecimento e autocuidado
Trabalho e projeto de vida
Empatia e cooperação
Argumentação
Responsabilidade e cidadania

E lembre-se de cuidar de você

Hábito 7

Afine o instrumento

O equlíbrio é melhor.

Então aja bem com os outros

Criei sinergia

Juntos é melhor

Hábito 6

Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.

Ouça antes de falar.

Hábito 5

Pense ganha-ganha.

Todos podem conquistar.

Hábito 4

E lembre-se de cuidar de você

Hábito 3

Afine o instrumento

O equlíbrio é melhor.

Hábito 2

Afine o instrumento

O equlíbrio é melhor.

Hábito 1

Afine o instrumento

O equlíbrio é melhor.

o que é o casel?

O reconhecimento de organizações de referência internacional constitui uma valiosa chancela para o Líder em Mim como um programa sério, confiável e que produz resultados. O programa recebeu o endosso do Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), conformando-se aos mais altos padrões de qualidade, baseados em critérios de avaliação para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).

Mas, o que é o CASEL? O CASEL é uma organização internacional fundada em 1994, sediada em Chicago (EUA) e reconhecida mundialmente como uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional em educação

E COMO O CASEL TRABALHA A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL?

O framework abaixo, utilizado pelo CASEL, identifica cinco competências essenciais que educam os corações, inspiram as mentes e ajudam as pessoas a navegarem no mundo de forma mais eficaz.
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Autoconsciência:

A capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções e pensamentos e como estes influenciam o comportamento.

Autogerenciamento:

A capacidade de regular com sucesso as emoções, os pensamentos e os comportamentos de uma pessoa em diferentes situações.

Consciência social:

A capacidade de ter a perspectiva e empatia com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.

Tomada de decisão responsável:

A capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais.

Habilidades de relacionamento:

A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.

Entre todos os programas já endossados pelo CASEL, o Líder em Mim foi o que atendeu de forma mais completa os rigorosos critérios de avaliação da entidade, sendo assim considerado um dos melhores e mais respeitados programas de formação socioemocional do mundo, pois estrutura o currículo socioemocional na escola.

As avaliações do Líder em Mim foram feitas por meio da análise do material, dos treinamentos oferecidos, do trabalho de acompanhamento (assessoria) e por meio de pesquisa científica – evidências de dois estudos de pesquisas da Universidade de Michigan, que apoiam a eficácia do currículo do programa para alunos do Ensino Fundamental. Este estudo específico incluiu estudantes de 154 escolas participantes na Flórida.

Segmentos
atendidos

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Somos

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Assessoria

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Quem somos

A SOMOS Educação é uma das principais empresas de educação básica do Brasil. Oferecemos um amplo portfólio de soluções educacionais como sistemas de ensino, editoras, soluções de ensino complementar, além de uma tecnológica plataforma de aprendizado digital e de e-commerce, que permite nos apresentarmos e nos oferecermos como o parceiro integral da escola. Nossa experiência de décadas e o nosso compromisso em oferecer soluções de aprendizagem de alta qualidade e eficazes nos permitiram estabelecer marcas líderes em nosso portfólio multimarcas que possuem elevado reconhecimento tanto localmente quanto nacionalmente. A responsabilidade por desenvolver este conjunto de soluções educacionais pertence a um time de profissionais inquietos que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.

Há quase três décadas, a FranklinCovey Education, uma divisão da FranklinCovey, é uma das mais proeminentes e confiáveis prestadoras de programas de liderança educacional e processos de transformação do mundo. Nossa missão é despertar a excelência em alunos, professores e escolas ao redor do planeta. A equipe da FranklinCovey Education é composta principalmente de ex-professores e mantenedores de vários níveis de ensino e entidades. FranklinCovey é uma empresa pública global especializada na melhoria do desempenho. Nós ajudamos organizações e pessoas a atingirem resultados que exijam uma mudança no comportamento humano. Nossa competência se divide em sete áreas principais: liderança, execução, produtividade, confiança, desempenho de vendas, lealdade do cliente, e educação.

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